O ambiente de trabalho exige uma postura autêntica, forte, de responsabilidade e competência e, a moda ajuda muito nesse aspecto. O que você veste transparece o que você é, sua personalidade e passa confiança. Mas, para isso, é necessário o look certo.
É importante você usar o que gosta e o que se sente bem, mas que ao mesmo tempo esteja em um bom tom e elegante. Não é difícil, não se assuste.. Basta conferir este texto que ficará por dentro do mundo fashion, afinal, a moda pode também passar pelo ambiente de trabalho, quem disse que não?
Características pessoais
Antes de passar para seu lado profissional, é necessário construir seu lado pessoal. O que cai bem em você As suas particularidades que vão dizer o que você deve vestir. Fatores como cor da pele, dos olhos e do cabelo contribuem para que determinadas cores e tons fiquem melhor em algumas pessoas do que em outras.
Ambiente profissional e suas combinações
Em entrevista para a revista Claudia, Suelen Arrigo, personal stylist e influenciadora, afirma que as cores podem ser usadas em mix ou em looks monocromáticos . Conheça algumas cores e seus significados:
- Azul – cor da sabedoria e da verdade. É também calmante e está ligada ao intelectual, além de ser a cor mais estável, sendo uma ótima alternativa para dias estressantes e de crise.
- Preto – transmite mistério e seriedade. Também é considerada elegante e “emagrece”. Se quer ser tratado com respeito, a combinação de preto com azul ou verde ajuda.
- Amarelo – é considerada a cor mais feliz de todas e normalmente estimula a alegria. No entanto, também é tida como instável e pode fazer com que quem a veste seja visto como fraco.
- Cinza – implica passividade e falta de energia. É bom utilizá-lo com uma cor mais brilhante, como o azul, para neutralizar o seu efeito negativo.
- Vermelho – é a cor da agressividade e da paixão – ótimo para um primeiro encontro, mas não tão bom para o ambiente de trabalho. Pode ser visto como hostil no escritório.
- Branco – está associado a limpeza e perfeição. É sempre uma boa escolha para uma camisa ou um echarpe, mas denota timidez e esterilidade – características inapropriadas para relações no ambiente de trabalho.
Cores para cada situação profissional
Assim como cada pessoa tem as cores que lhe favorece, cada situação exige uma cor que possa passar o sentimento que ela procura. Por exemplo:
- Apresentações em público exigem confiança e que a pessoa chame atenção, por isso, cores mais vibrantes, como azul, verde ou roxo são o ideal. No entanto, você também pode optar por turquesa ou verde esmeralda.
- Projetos em grupo ou reuniões exigem que se passe uma mensagem, não o destaque. Por isso, nada de cores vibrantes.
- Nas entrevistas de emprego, entenda a empresa, se ela é mais liberal e criativa, use tons mais claros, caso ela for em um ambiente mais sério, prefira cores mais sóbrias, como cinza e azul marinho, que passam ideias de seriedade e confiança. No entanto, você pode dar seu toque pessoal que faça o recrutador lembrar de você, como o uso de uma peça que se destaque.
- Reuniões de feedback pedem o branco, pois esta cor faz te parecer otimista, além de ser um tom neutro em um ambiente em que soa a informalidade mas que ainda possui um pé no lado formal.
Use e abuse da sua criatividade para obter elegância e sofisticação no teor certo! Não esqueça de sempre manter na sua aparência a sua essência utilizando a moda a seu favor.
Gostou do artigo? Então continue acompanhando nosso Blog!